

introdução
Bem-vindos ao passado. E ao futuro. Para olhar à frente, é preciso não apenas voltar ao tempo, mas entender o presente. As mudanças do clima se relacionam às cidades e às nossas vidas. Com qual cidade você sonha no dia seguinte?
Um piso interativo mostra a dualidade entre o bom e o ruim nas cidades, convidando os visitantes a começarem a refletir sobre o tema.


choque
As mudanças no clima são democráticas: elas vão atingir o mundo inteiro. As cidades, porém, não são tão democráticas assim. E isso significa que nem todo mundo sente os estragos do mesmo jeito. Quais?
Nessa sala escura, alvéolos de LED nas paredes e no teto mostram eventos climáticos extremos reais pelo mundo, em uma verdadeira experiência imersiva. Sinta chuva, tremores, vento e perceba que ninguém precisa viver com essa intensidade climática por mais de 5 minutos.


sensibilização
Quem são as vítimas? Climáticos extremos como tempestades, furacões, inundações, entre tantos outros deixam um rastro de destruição por onde passam.
Neste módulo, feito para sensibilizar, o público “conhece” pessoas reais que sofreram com a crise climática ao redor do planeta. Um painel gigante e telas verticais ajudarão a contar as histórias dessas pessoas – que poderiam ser qualquer um de nós – e de tantos impactos.


informação
Um dia houve a Pangeia. E também os dinossauros, o Egito Antigo, a Grécia e o Império Romano. A partir da Revolução Industrial, surgiram as megacidades, metrópoles complexas e suas redes de tecnologia. A luz amarela acendeu.
Com projeções 2D e 3D em duas paredes, piso e em um globo terrestre, o visitante descobre a história da humanidade e dos ambientes desde a Pangeia até as cidades de hoje, passando pelos primeiros e pequenos aglomerados.


oportunidade
O último módulo da exposição traz uma mensagem de esperança. Como será a cidade do futuro que tanto desejamos? Torres de LED mostrarão espaços muito mais organizados, limpos e habitáveis, com prédios de jardins verticais, telhados verdes, energias renováveis, transportes públicos eficientes, saneamento básico universal, microclima equilibrado e tecnologias.
Como, aliás, algumas cidades do mundo já são. E bons exemplos existem para ser compartilhados.


interatividade
Para ajudar na compreensão, entre as salas do [Des]Humanidades e [Trans]Formação haverá um módulo de imersão, com painéis touch repletos de infografias interativas e jogos divertidos para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam antever tanto as previsões mais pessimistas dos cientistas para o futuro como visualizar os benefícios de adotarmos caminhos mais sustentáveis, além de soluções possíveis rumo a uma economia de baixo carbono.
Cidades atuais que já são bons exemplos também ganham espaço, para mostrar que a transformação é viável.